Coronavírus em Diamantina MG

O que é o coronavirus

O coronavírus é causado por um vírus que só era encontrado em aves e nunca havia contagiado pessoas. Ele causa uma doença contagiosa chamada de COVID-19 e é transmitida entre humanos através das vias aéreas. Onde a pessoa infectada ao tossir ou espirrar transmite o vírus pelo ar. Uma simples gotícula de saliva é suficiente para infectar uma pessoa. O primeiro caso do coronavírus foi registrado na China e rapidamente se alastrou por vários outros países como Itália, chegando a uma condição de pandemia. A doença é mais grave em pessoas idosas ou com baixa imunidade.

Como é feita a prevenção

A forma mais fácil de prevenir é não ter contato com pessoas que estejam infectadas. Em um ambiente controlado como a nossa casa, isso pode ser uma tarefa simples. Quando saímos à rua, já não conseguimos saber quem está contagiado. Então, temos que tomar alguns cuidados melhorando nossa higiene pessoal. Cuidados simples como o uso do álcool em gel ou álcool 70, lavar as mãos a cada contato com dinheiro ou outros objetos, usar luvas e máscara são algumas medidas de prevenção.

Como o coronavírus afetou as pessoas no Brasil

Por ter uma localização geográfica privilegiada, o Brasil é um país quente. Isso ajuda a retardar a propagação do coronavírus mas, não é suficiente. Ao contagiar pessoas em outros países, quando estas chegam ao país, elas começam a contagiar outras pessoas. É preciso que não haja contato entre as pessoas mas, em um país onde o trabalhador mal consegue pagar suas contas básicas, onde os ônibus e metrôs estão superlotados, onde existem muitos eventos com grande aglomeração de pessoas, é preciso reeducar a população. Os governos tanto federal, estaduais e municipais começaram a tomar medidas cautelares para conter o avanço da doença. Eventos foram cancelados, locais com grande aglomeração de pessoas como restaurantes, shoppings centers e até salões de beleza foram proibidos de exercer suas atividades normalmente.

Como o coronavírus mudou o dia a dia na cidade de Diamantina

Da mesma forma que aconteceu em outros lugares, pessoas que estiveram em áreas onde já existem casos confirmados da doença, ao retornar para casa, carregam um risco eminente de estarem contaminadas e poderem transmitir para outras pessoas em suas cidades. Logo quando a pandemia do coronavírus se tornou destaque nos tele jornais, noticiários e redes sociais, surgiram casos de pessoas que poderiam estar contaminadas. Uma simples gripe ou coriza em alguém que esteve recentemente em uma região onde há pessoas contaminadas, é motivo de atenção especial. Assim que surgiram os casos, as pessoas foram isoladas no hospital e na Santa Casa de Misericórdia e ficaram em observação para que se evitasse tanto a transmissão quanto uma evolução do quadro para uma pneumonia. 

Quantos casos confirmados em Diamantina

Até o momento não existem casos confirmados em Diamantina. A situação continua controlada e as 11 suspeitas já foram descartadas.

Como está o funcionamento dos estabelecimentos na região de Diamantina

Os atrativos históricos estão fechados para visitação. As universidades tanto a federal, a estadual e as particulares quanto as escolas de ensino médio e fundamental estão com suas aulas suspensas até 31 de março de 2020. Os supermercados estão recebendo pessoas de forma controlada. Ainda existe bom estoque de produtos. O comércio está aberto porém operando com poucos funcionários. A cidade dificilmente possui grandes aglomerações de pessoas fora de eventos. A Vesperata, evento que acontece entre os meses de abril e outubro está temporariamente suspensa. O acesso da cidade possui uma barreira educativa para evitar que pessoas contaminadas cheguem até o município. A prefeitura de Diamantina criou a comissão especial para acompanhar este momento de crise. A prefeitura acaba de suspender as seguintes feiras no Mercado Velho: Sexta Nossa, Feira do Mercado e Feira de Artesanato e também suspendeu a Feira do Largo Dom João aos domingos.

Assim que houverem mais notícias, iremos modificando as informações com novidades nesta página.